Como Dar Entrada no Seguro Desemprego 2019

O trabalhador despedido sem justa causa conta com muitos benefícios, e dentre eles encontra-se um dos mais populares e benéficos, o seguro desemprego. Veja como dar entrada no Seguro Desemprego ao longo do artigo.

Portanto, é mais do que necessário que todo trabalhador recém-desempregado saiba como dar entrada no seguro desemprego e qual é o prazo para fazer a sua solicitação, pois as parcelas de dinheiro oferecidas neste auxílio desemprego podem ajudar bastante nesse momento.

Como dar Entrada no Seguro Desemprego 2019
Como dar Entrada no Seguro Desemprego 2019

Saiba mais sobre o seguro desemprego:


Prazo para dar Entrada no Seguro Desemprego

Não é em qualquer momento que você pode dar entrada a este benefício, existe um prazo que deve ser seguido para que seja possível receber esse auxílio desemprego.

Normalmente o tempo fornecido aos trabalhadores formais despedidos para fazer o seu pedido vai de 7 a 120 dias, começando a contagem a partir da data da demissão.

Já para o empregado doméstico, o período disponível para que seja feita a solicitação ao seguro é de 7 a 90 dias, contabilizado desde o dia em que o trabalhador foi demitido.


Como dar Entrada no Seguro Desemprego

Estando dentro do prazo permitido para fazer essa solicitação e cumprido com todos os requisitos para receber o seguro desemprego, você pode dar entrada a este seguro seguindo os seguintes passos:

1º PASSO – Faça o agendamento

Antes de mais nada, o trabalhador deve fazer o agendamento do Seguro Desemprego 2019 por um dos canais disponíveis para conhecer a data, hora e local em que deve comparecer para finalizar a solicitação do benefício.

Sendo que é possível fazer o agendamento indo direto em Superintendências regionais do trabalho e emprego, gerências regionais do Trabalho ou em Postos de Trabalho e Previdência Social.

Também é possível fazer o agendamento pelo Telefone, concretamente pelo canal telefónico Central Alô Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social, ligando para o número 158.

Atenção: Há casos em que o agendamento não é necessário, quem dirige-se diretamente a uma agência da Caixa Econômica Federal ou SINE para dar entrada no seguro desemprego por exemplo, não precisa passar pelo agendamento.

2º PASSO – Prepare os documentos necessários

Com a data e o local informado no agendamento, você deverá começar a se preparar para comparecer na agência de atendimento, e pra evitar complicações no local, vale a pena preparar de antemão todos os documento necessários para dar entrada no seguro desemprego.

Sendo que é importante levar os seguintes documentos:

  • Documento de Identificação;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de Identificação do PIS/PASEP;
  • Requerimento do seguro (deve ser entregue pelo empregador no ato de demissão);
  • Extrato FGTS ou documento que comprove os depósitos, Termo de rescisão do contrato de trabalho ou termo de quitação;
  • Documento que comprove nível de escolaridade;
  • 3 Últimos contra cheques recebidos pelo trabalhador alguns meses antecedentes a demissão.

3º PASSO – Chegado o dia indicado, dirija-se a agência de atendimento

Se você realizou o agendamento, esse local já foi-lhe informando, mas caso não tenhas passado por essa etapa, dirija-se a uma das agências que permite dar entrada no seguro desemprego 2019 sem precisar de agendamento.

Como já foi mencionado num dos tópicos anteriores, esses locais são:

  • Superintendências regionais do trabalho e emprego;
  • Sistema Nacional de Emprego (SNE);
  • Agências da Caixa Económica Federal;
  • Unidades que tem parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência Social.


Como dar Entrada no Seguro Desemprego pela Internet

A alguns anos atrás, dar entrada no processo de solicitação do seguro desemprego era uma verdadeira frustração por conta da necessidade de ir a uma das agências credenciadas par o efeito.

Como consequência disso as agências ficavam bem lotadas, o que tornava a solicitação deste auxílio desemprego num processo bem cansativo.

Mas com a entrada da plataforma do seguro desemprego online em Abril de 2015, toda essa situação foi minimizada, já que a partir dela é possível realizar o agendamento e ir a agência somente para finalizar a solicitação do benefício.

Seguro Desemprego

Veja o passo a passo de como você pode dar entrada no seguro desemprego pela internet, já a seguir:

  • Primeiro faça o agendamento do seguro desemprego online;
  • No agendamento você será informado a data, hora e local em que deves comparecer para finalizar a solicitação do seguro desemprego;
  • Arrume todos os documentos necessários (já indicados no tópico anterior) e compareça no local indicado quando chegar a hora.

Viu como poupa tempo o seguro desemprego online. Com ele você no vai precisar de ficar na agência por muito tempo respondendo a um monte de perguntas. Praticamente metade do caminho para dar entrada neste seguro, você já terá feito.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *